Monday, June 19, 2006

ENSINO


" Todos aqueles que agora gritam "Aqui Del-Rei" sobre a Educação actual, foram os que tiveram passagens administrativas no 25 de Abril, passaram directamente do 7º ano (11º actual) para a faculdade, sem fazerem qualquer tipo de exames e a licenciatura foi um estantinho, sem nunca serem avaliados; e não nos podemos esquecer dos muitos retornados que chegaram a Lisboa a dizer que tinham feito o exame do 7º ano, sem qualquer tipo de comprovativo"
Quitéria Barbuda in "A Verdadeira Geração rasca", revista "Espírito", nº 16, 2005.

Matemática versus Futebol

A Escola só para alguns apareceu depois do 25 de Abril de 1974. Antes desta data todos tinham direito a uma escola, a Liceal, a Comercial e a Industrial. Os revolucionários acabaram com as duas últimas e instituíram a geral. Vejamos um exemplo desta Escola de Elites:
No manual de Matemática do 5º ano, o aluno terá de aprender geometria, números inteiros e decimais, expressões numéricas simples, propriedades da adição e multiplicação, cálculo de perímetros e áreas de polígonos, potências de expoente natural, fracções numéricas, ângulos, cálculos de volumes de poliedros, cálculo de frequências e construção de histogramas.Têm mais nove disciplinas, tendo cinco delas programas teóricos cuja extensão e profundidade é comparável ao da Matemática.O programa de Matemática do 5º ano ao 9º ano é igual para os alunos que pretendam vir a ser matemáticos ou engenheiros, assim como para aqueles que queiram ser agricultores. É como se na Educação Física todos fossem obrigados a praticar exclusivamente Futebol, tendo como objectivo ser igual ao Figo, e quem não tivesse vocação, motivação ou capacidade para fintar, fosse excluído.

Este artigo teve a aprovação do exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas

1 comment:

Anonymous said...

a licenciatura foi um estantinho

Estantinho? Estantinho??????
Ele há quem tenha feito a licenciatura a toque de caixa, ou tenha tio passagem administrativa do complementar para o ensino superior - mas lá que ainda há muito analfabeto, ou no limite analfabruto, isso há....