Tuesday, August 31, 2010


A Cosa Nostra


A Autoridade Antidopagem de Portugal pode condenar um treinador de futebol sem que este tenha a oportunidade de se defender ou sequer de ser ouvido. Não é independente do governo. Quem manda na Autoridade Antidopagem de Portugal é o Secretário de Estado do Desporto (fonte: Lei n.º 27/2009).

Thursday, August 12, 2010

Assunto de Estado: Copos Grandes


Machel era para fazer uma visita diplomática e os seus ajudantes tinham deliberado que o Presidente viajasse num voo normal da linha aérea nacional com saída do Maputo. «O Presidente vai chegar tarde, e um dos seus ajudantes telefona para o aeroporto ordenando ao controlo aéreo para adiar a saída do avião até à chegada de Machel. O dia estava extremamente quente, e os passageiros aguardavam a saída dentro do avião na placa de espera. O pessoal do aeroporto não os quis desembarcar no caso de Machel chegar a qualquer momento. Machel chegou finalmente duas horas mais tarde!». Mas os problemas com o voo ainda não tinham terminado. Mal pôs os pés a bordo do avião o Presidente sentiu sede e chamou o encarregado do bar. «Pediu um whisky – a sua bebida favorita – e disse à hospedeira que servisse o whisky num copo grande. A Linha Aérea Moçambicana não possuía copos grandes a bordo do avião. A hospedeira informou o Presidente que poderia tomar a sua bebida mas em copo pequeno. Machel ficou irritadíssimo. Começou a fazer um discurso violento com acessos de cólera, à hospedeira e aos seus ajudantes que o acompanhavam. Recusou qualquer bebida, e manteve-se sentado durante toda a viagem olhando pela janela, recusando-se a falar fosse com quem fosse. Posteriormente li uma nota enviada por ele ao ministro dos Transportes. Ordenava que as linhas aéreas nacionais adquirissem copos grandes no caso de lhe apetecer um whisky quando viajasse novamente.» “

Dossier Jorge Costa*, Jornal “Novo Século”, 1 de Agosto de 1983

* homem de confiança de Samora que acabou por desertar



Thursday, August 05, 2010


A verdadeira Graça


“Graça Machel, a terceira mulher de Machel, não passava de uma oportunista. «Ela era capaz de utilizar todos os processos necessários para adquirir poder, e se isso significava dormir com o Presidente, ela dormia. Esteve metida num grande escândalo com o ministro da Educação antes de conhecer Machel e estava grávida de quatro meses quando Machel casou com ela. Mas isso não evitava que ela dormisse com o ministro da Habitação, mesmo depois de estar casada com o Presidente.(…) Subsequentemente, a Graça viria ela própria a ser ministro da Educação» “

Dossier Jorge Costa*, Jornal “Novo Século”, 1 de Agosto de 1983

* homem de confiança de Samora que acabou por desertar