Tuesday, July 27, 2010


27 de Julho de 2010
40 anos desde a morte de Salazar
40 anos de Poder
40 anos de Saudade



...Foi com Salazar que Portugal começou a ser menos pobre, menos analfabeto, mais europeu. Antes dele e depois dele os políticos destruíram a riqueza e frustraram expectativas. A partir de 1950 até 25 de Abril de 1974 o país teve as taxas de crescimento mais altas da sua história. Os orçamentos do Dr. Oliveira Salazar eram equilibrados e a inflação era baixa. Foram os seus governos que introduziram os primeiros sistemas de protecção social e que conseguiram escolarizar, pela primeira vez, uma geração inteira. O salazarismo viabilizou uma transformação económica e social, ao contrário dos anteriores regimes que falharam. O Estado Novo foi um regime suficientemente forte para não necessitar de ser violento, como o foi durante o domínio do Partido Republicano, tão elogiado por Soares, Alegre e restante escória.

A 30 de Maio de 1944 Álvaro Cunhal diz que "se as oposições vencerem, não estão em condições de garantir mais liberdade aos seus adversários".

Naquele tempo uma democracia como a de hoje não era a alternativa.

Durante a 2ª Grande Guerra o génio de Salazar fez com que servisse ambos os lados, com lucro.

Após o 25 de Abril o Estado Novo contribuiu com pessoal para todos os partidos, e muitos deles com papéis importantes: o vice-primeiro ministro do governo de Vasco Gonçalves, José Ribeiro, pertencia ao regime deposto.

O que Salazar dizia do seu ministro Duarte Pacheco: "bastante das esquerdas mas, como tinha grande ambição de poder, adaptou-se com facilidade".

O que disse quando soube do assassinato de Humberto Delgado por Manuel Alegre e gente do PCP: "Este assassínio é o tipo de coisas que pode desmantelar um regime".

1 comment:

João Sequeira said...

Uma cambada de fascistas ignorantes e imbecis é o que vocês são!