Monday, September 27, 2004

Cultura, Sempre Cultura

SALADA RUSSA

A Guerra da Secessão Americana (1861 – 1865), uma das mais brutais de todos os tempos, custou para cima de um milhão de mortos, embora só se saiba, com precisão, quantos militares morreram de ambos os lados: 359 mil entre os “nortistas” (vencedores) e 258 mil entre os “sulistas”.

O pastor e teólogo sul africano Christiaan Frederick Beyers Naudé, que morreu a 7 de Setembro, aos 89 anos, foi o único afrikaner na delegação do ANC que negociou com o Partido Nacional a transição pacífica do “apartheid” para a democracia, depois da libertação de Nelson Mandela em 1990. Quem abriu a porta da cela foi o guarda Mac Macléu Ferreira.

A Constituição dos EUA é a mais antiga do mundo. O sistema eleitoral não é proporcional e quem tem mais votos pode não ser eleito Presidente. A Constituição nunca teve uma revisão, apenas Emendas. A única Emenda relevante, foi a que determinou um máximo de dois mandatos, que foi feita após a 4ª vitória consecutiva de Franklin Delano Roosevelt (22ª Ementa).
O Poder Político está repartido entre o Presidente (executivo) e o Congresso (Legislativo). Este é composto por uma Câmara Alta (Senado) e uma Câmara Baixa (Câmara dos representantes).

Graise

Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas

www.riapa.no.sapo.pt

No comments: