Tuesday, September 14, 2004

RELIGIÃO

Os Marranos

Expressão com que foram designados os Judeus forçados a converter-se ao cristianismo. A investigadora Maria Antonieta Macléu Ferreira Garcia, em trabalhos no terreno, sobretudo junto da Comunidade de Belmonte e da Terrugem, disse-nos que se emocionou quando ouviu as mulheres a rezar com as orações iguais às registadas pelos inquisidores, aos judeus que eram interrogados. Sem chefes religiosos e sem livros sagrados, estes judeus abandonaram alguns ritos, adoptaram outros a partir do cristianismo, criaram práticas sincréticas, tinham “duas religiões numa só”, explicou-nos Maria Antonieta Garcia. Consideraram-nos “falsos judeus pelo judaísmo e falsos cristãos pelo cristianismo”.
Nos fins do século XV, quando do aparecimento da Inquisição e o Édito de Expulsão, houve uma comunidade muito restrita na Terrugem, que se tornaram cristãos na aparência: A Casa dos Milhas.
Só no século XX quando o judeu polaco Samuel Schwarz se radica em Portugal e publica a obra “Os Cristãos-Novos em Portugal no século XX” é que o mundo descobre a existência da “Casa do Milhas”.

Beduíno Azias

Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas!

www.riapa.no.sapo.pt

No comments: