Friday, May 13, 2005

Do Enviado Especial às Províncias Ultramarinas

Diário de Cabo Verde

Continua a cheirar a Pum de velha pot todo o lado, aroma das fossas provocado basicamente pelo resíduo sólido europeu. O turista é o labrego de barriga proeminente, de sandália que envolve uma meia felpuda em tons de branco , protectora ideal de um par pentadactilos munidos de garras grossas e amarelas calejadas por anos de cavar a horta e viagens a Fátima. A tanga faz realçar a masculinidade dos espécimens, quando não está oculta pelo aparelho digestivodos ditos.

Ele é muito cioso na hora da refeição. A mesa é como um campo de jogos, onde podemos observar o ecletismo do exemplar ora esgrimindo contra uma salsicha indefesa, ora agredindo um pobre escalope. No meio da pirâmide de iguarias que não deixam vislumbrar nem a origem, nem a cor da faiança, encontram uma amalgama de sabores tropicais em que se torna difícil localizar uma posta de atum ou uma coxa de frango.

Neste ritual o homem faz-se sempre acompanhar pela mulher, a qual apresenta a terceiros como "esposa". Enquanto ambos abraçam a mesa, ele cumpre sempre com a regra de ouro de nunca olhar para ela enquanto vai empurrando a comida com a faca e mandando piropos às nativas que o servem. Quando se alimentam, nunca tiram o chapéu de pala que protege a massiva fuga de pilosidade que escapou para outras partes dos rosados corpos, de onde se destaca a quase indelével marca da camisa de alças. De soslaio bisbilhota a quantidade de comida nos pratos da mesa do vizinho num fugaz olhar e solta um pequeno arroto que o trai pela sonoridade provocada e ve-se obrigado a sussurar um tímido "colecensa".

Nisto ouve-se uma voz que vinha de um Nokia:
- Atende o telemóvel, atende o telemóvel, atende o telemóvel, carago
- Sim filha? Regaste a relba da bibemda? Sim, tou a gostar, por mim boltaba já hoje...já bi tudo..isto aqui é só pedra, só pedra...não tem nada para ber...

Nisto, o exemplar, enquanto ia falando com a filha acariciava o avantajado abdomen, evitava o gesticular e os palpites que a esposa tentava que se ouvissem em Paços de Ferreira.

- Diz-lhe que veja o computador e dê de comer ao Tejo

Deslizam então, algo enfastiados e caminhando de perna aberta, da mesa do faustoso repasto apontando uma sombra na relva da piscina, enquanto murmuram sobre o que será o jantar.

Carlos Ponta
Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas
Viva o Comandante Guélas

No comments: