Sunday, March 20, 2005

A MÁFIA FARMACÊUTICA

- Os proprietários das farmácias têm de ser licenciados em Farmácia. Um analfabeto pode ser proprietário de uma Clínica.
- Uma farmácia não pode abrir a menos de uma distância determinada de outra, ou seja, negócio sempre garantido.
- As farmácias podem entrar noutros negócios, vendendo perfumes, dentífricos, escovas de cabelo, colchões, ou qualquer outra coisa.
- As farmácias são sempre um bom negócio e os trespasses envolvem verbas mirabolantes.
- As multinacionais farmacêuticas dão prémios a quem mais vende determinados medicamentos de venda livre. Impingem assim aos seus clientes os analgésicos que mais pontos dão, chamando a isto aconselhamento técnico.

Em 1978 quando João Cordeiro tomou as rédeas da Associação Nacional de Farmácias, os bens imobiliários reduziam-se a duas assoalhadas na Avenida Almirante Reis, em Lisboa. Hoje tem um palacete numa zona nobre, adquirido em 1996 por um milhão e meio de contos.
Como é que a ANF conseguiu um acordo milionário com o Estado que a fez tornar-se o maior credor do serviço Nacional de Saúde?
Começam aqui as LIGAÇÕES PERIGOSAS!
Quando Leonor Beleza era ministra da saúde e Costa Freire secretário de estado, a ANC assinou um protocolo com o estado que permitia às farmácias adiantarem os medicamentos aos doentes, tornando-se credoras do estado no que refere às comparticipações com juros, caso haja atrasos. Mensalmente recebe dos cofres do estado e transfere para as suas associadas (98% das farmácias) perto de 120 milhões de euros.

“A ANF é tanto mais poderosa quanto maior é a dívida do estado” – disse João Cordeiro numa entrevista ao “Público”.

Costa Freire preside à Consiste, detida na quase totalidade pela ANF (principal empresa do seu universo empresarial), sendo a terceira maior empresa de sistemas de informação do país, que trabalha também para clínicas médicas e hospitais. O valor do mercado de medicamentos não sujeitos a receita médica representa, anualmente, entre 130 e 160 milhões de euros.

Mocho

Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas

WWW.RIAPA.PT.TO

1 comment:

Anonymous said...

Com estes os Comunas estão calados!

Nunca lhes tocaram. Devem ter interesses.

Animal