Saturday, May 07, 2005

Estórias de Encantar sobre Paço de Arcos

VIAGENS NA MINHA TERRA

Almeida dos (CI)Garrettes

História nº 6

A Pia da Terrugem

Como é que se preserva a memória de uma Pia, actualmente desactivada, e que durante 150 anos foi considerada o maior Cagadouro da Europa?
"Não apenas estudando os dejectos e os papéis (higiénicos) ainda existentes, mas sobretudo revitalizando cultural e socialmente o lugar, onde chegaram a cagar mais de 1000 pessoas ao mesmo tempo, e na qual hoje só se veêm rolas".
A Pia da Terrugem foi a percursora do Chalé da Merda em Paço de Arcos, junto ao antigo Cine-Teatro. As palavras do historiador Serra reflectem a ideia primordial de uma inédita iniciativa - a criação de uma Fundação da Merda, para dar corpo ao projecto de reconversão da antiga Pia da Terrugem.A Fundação do Benemérito da Suiça pretende agora revitalizar o Cagadouro.
"Se fôr eleito contem com os meus cagalhões"! - Prometeu Isaltino.
Entre 1854 e 1966, foram deixadas mais de 25 milhões de toneladas de merda, escoadas pelo Manelinho na sua carroça, para a praia de Caxias.

"O cheiro a merda é tão intenso, que nos traz à memória a alegria do Comité Central; mas o meu contentamento é maior porque caguei ao lado do visconde Cu-nhal, que faz tipo ovelhinha, com cor de camarada, umas azeitonas vermelhas(...). Vi também o Paulinho Pedra Osso, sobrinho do Conde Ferro Velho, que gosta muito de ajudar a criançada, sem papel, a limpar os seus cus jovens, com a ajuda da sua tromba, segundo se diz. O seu padrinho, o aldeão mais feio, gosta muito de assistir à cagada dos futuros aldeões(...). O Só-Ares caga tanta sentença (feze líquida), que o povo anda com molas no nariz o resto do dia(...). E a marreca da mulher vai sempre com o seu Janeca, para limpar o cagueiro aos dois".
in "Caganças Gerais" - Edições Largo do Rato 1876

Constituída há um mês pelo município e pela " La Gamadora", empresa de Pierre-Pomme-de-Terre, que jura ser a proprietária da Pia, a Fundação do Benemérito da Suiça, pretende reactivar o local, pois os Cagadores do Blocoaumentaram.
"Exigimos umas escadas para a nossa camarada cagadora anã Ana Traque". - Reinvindicou o maior cagão da zona, o Loiças. - "Temos tanta merda para dar ao Povo, que chegou a altura de arrearmos as calças".
Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas
Viva o Comandante Guélas

1 comment:

Anonymous said...

Com tanta merda quem é que se atreve a deixar aqui mais alguma.
Só se o guellas estiver com fome