Friday, August 05, 2005


O Ângulo Raso


Parte II

Sei muito bem que estou sozinho!
Quanto ó Mário, vejo a sua obra como o produto de uma mente obscura. Se pudessemos pôr numa tela a sua vida, daríamos de caras com lúgubres espaços interiores, com escadarias desaparecendo no escuro, passagens aéreas levando ao nada e interrompidas por grades. Eu só abandonei à sua sorte meia dúzia de soldados, enquanto ele foi um dos grandes responsáveis pelo holocausto africano. Esta gente escapou-se de Nuremberga! Até o Fabião, que abandonou os Flechas Negras, que se refugiaram na nossa embaixada na Guiné, que foi assaltada com a cumplicidade dos capitães e enforcados, tem as mãos mais sujas de sangue do que eu.
O nosso passado é constituído por um paradoxal efeito opressivo, com correntes e mal definidos instrumentos de tortura, que parecem iluminados por um constante sol negro. Não passamos de dois velhos desprezíveis, que vivem constantemente com os seus delírios, todos feitos com meticulosa precisão. A causa é física, sempre foi física. Nunca fiz nada, nunca fui nada!
Se eu tivesse sucumbido à malária que, depois da descolonização exemplar, passou a matar milhões de pretos, não tinha empestado o país com poemas sem métrica e sem alma.
Os vestígios da mente obscura do Mário estão à vista! Há bases patológicas para estas exibições. Ele tem uma obsessão em torturar os portugueses, da mesma maneira que torturou a sua bandeira em 1969 em Londres. Foram, aliás, uma falta de educação!

Manuel Gay

Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas

www.riapa.pt.to

3 comments:

Anonymous said...

Caríssimo Comandante, aguardo expectante e com fé que o Distintíssimo Manuel João Vieira retome a sua intenção de se candidatar a PR e consiga reunir as assinaturas necessárias. Cá estarei para dar a minha. Cumprimentos. P.C.

Anonymous said...

O Manuel João Vieira já é candidato, assim como a nossa Dra. Quitéria Barbuda. Ambos foram colegas de carteira e são a reserva da Nação! Para mais informações não deixe de visitar diariamente a Grande RIAPA!

General Tubarão

Anonymous said...

O Ângulo Raso

Julguei que gostarias de reler o teu texto visto adorares publicar a tua merda como comentario nos blogs dos outros.

Sei muito bem que estou sózinho. Todos os outros desertores já morreram, excepto o Gama que não foi à guerra, porque o papá disse que ele fazia xixi na cama. Como esta guerra não mata nem rouba, já posso armar-me em herói. É a guerra de um traidor no meio do seu ângulo raso. Um "homem", entre aspas, que se bate, talvez em sonho, com os fantasmas dos seus colegas, que se findaram por causa do seu gesto quando era soldado e a Pátria lutava contra os terroristas sozinha. Não há outro sentido senão este. Lutar até ao fim, coisa que não fiz no passado quando precisaram de mim. Não seria bonito se não compensasse aqueles que tombaram às mãos daqueles para onde eu desertei. Seria, aliás uma falta de educação. Não sei ao certo em que guerra estou, ao contrário da outra, que era para defender os portugueses. Todos os dias a esta hora, meia noite, começo a ser cercado por tropas que não vejo. São os fantasmas dos meus colegas que não fugiram para o lado do inimigo comigo, e cujos nomes escrevi numa folha de papel, com as respectivas posições. Sinto-os perto de mim, sei que estão atrás de mim, sinto algo a pressionar as hemorróidas, mas não vejo ninguém. Só os safanões, as cuecas húmidas e o ardor. Por vezes pegam nos megafones e obrigam-me a chupá-los:

- Estás sozinho, és um “soldado” sozinho no meio dos terroristas teus amigos – e dão-me murros na cabeça.

Sei quem são os meus, são os turras, e que país combato, o meu. Defendo este reduto, tentando abafar o meu vergonhoso passado com poemas, mas não passo de um raso, um ser humano raso.Algures alguém me reabastece , é o Alpeida Santos, aquele que trouxe tudo e mais alguma coisa de Moçambique, enquanto os portugueses foram despojados de tudo. Quanto ao Só-Ares, combinou com o José que se ele avançasse com a Ota, onde ele é proprietário de muitos terrenos, ele dava-lhe uma ajuda nas Presidenciais.

Manuel Gay ainda esperas a tua operação de mudança de sexo? Realmente estas listas de espera.