Tuesday, October 12, 2004

AS LIÇÕES DO ÁNHUCA

O Mártir, o Pateta e os Seus Asnos – Parte III

1 – O Mártir

“Hoje venho aqui falar da Ética Cristã na Imprensa em geral” – MRC

Então, a “Inveja” não é um Pecado?
Como é que Marcelo pode ir falar de “Ética Cristã”, se é o maior pecador?
Este artista já fazia comentários políticos aos domingos no Jornal Nacional da TVI desde 13 de Maio de 2000. Dispunha de uma tribuna sem o ónus do contraditório. Debitava uma homilia semanal de veneno que representava um facto antidemocrático. Ninguém o contrariava, a falta de Ética que ele representava não permitia a existência de um jornalista que lhe contestasse as suas afirmações. Os que lá estavam só diziam “Ámen”!
Bastou que alguém lhe lembrasse o que era a Democracia, para o “Professor” fazer estalar o verniz e fizesse uma birrinha. A Constituição reconhece o direito aos cidadãos de exprimirem e divulgarem livremente o seu pensamento, mas quanto ao “Professor” havia uma excepção: estávamos Amordaçados, ninguém podia criticar o Mártir. Quantos profissionais foram afastados à conta do “Professor” ? Desses ninguém fala, é a Censura Pura e Dura! Ninguém podia desalinhar com a vontade do “Soberano”. Devem ser restos do código genético! Tantas vezes MRS reclamou por Transparência e Clareza, que o menos que se lhe pode exigir é que rápida, clara e totalmente informe os cidadãos do que realmente se passou na conversa com Pães do Amaral, que o levou a tomar uma decisão tão radical, quando no dia anterior declarava que a resposta ao Governo seria dada no seu próximo programa. A verdade é que ele agora está com as mãos atadas e não sabe como irá resolver o problema, sem cair no ridículo.
Transformou-se naquele artista de circo cujo papel é fazer rir as pessoas.

2 – O Pateta

Sampaio pensa que são precisos novos mecanismos de regulação e uma nova AACS que regule efectivamente o mercado. Queixou-se há dias do ambiente que paira no país, estabelecendo algum paralelismo com os tempos de Marcelo Caetano. Haverá mais Liberdade do que dar tempo de antena a um pateta?

3 – Os Seus Asnos

Há mais um no Curral: Dias Ferreira. Depois de vários meses silencioso. Valente!

Para estes artistas todos “Liberdade de Expressão” é algo estranho: uns podem falar e outros não!

Na vida temos de fazer escolhas. Todos dizem aquilo que pensam, onde querem? Não acredito! Ninguém diz tudo o que quer. Os que aqui insultam fazem-no sempre sob anonimato.

Professora Tita dos Pés Sujos

Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas

www.riapa.no.sapo.pt


1 comment:

Anonymous said...

Mas que putedo, sr. Alfredo!!!