Saturday, October 16, 2004

"Bonjour Tristesse"

Françoise Sagan (1935 – 2004)

No dia 24 de Setembro morreu num hospital da Normandia, tendo à sua cabeceira um amigo fiel e o filho único. Teve um enterro pequeno e íntimo, num cemitério perto de Carjac, onde se encontram os pais.
Publicou cerca de 30 romances e novelas e nove peças de teatro. Juntamente com a sua disciplina oficial de escritora, havia carros de “sport”, bibop, cocaína, jogo, amor livre e “partouses”. Muitas das suas obras venderam-se bem e de algumas delas foram feitos filmes.
Tudo começou nos anos 50 quando o editor René Juliard telefonou para a casa dos pais, para lhe dizer que queria publicar o manuscrito que ela lá deixara.
- A menina está a dormir. Pode telefonar mais tarde ? – Perguntou a criada.
O livro mais conhecido foi, e é, “Bonjour Tristesse”, que recebeu o Prémio dos Críticos de 1954, e no qual o grande romancista francês dos anos 50, lhe dedicou um artigo, a que chama a Françoise Sagan o “pequeno monstro encantador”
“Bonjour Tristesse” conta a história de uma adolescente que arranja um estratagema maldoso para impedir que o pai se case com a amante, comportando-se com frieza e desenvoltura amoral. Num só ano em França venderam-se 200.000 exemplares e foi traduzido em vários países.

Coronel Nogué - Chefe de Propaganda da RIAPA

Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas

www.riapa.no.sapo.pt

4 comments:

Anonymous said...

Esta mulher era uma puta comuna que andava a foder com o Mitterran

Anonymous said...

FODA-SE ISTO É PRA SE ARMAREM EM CULTOS?
JÁ SABIA!
E A SAGAN DEVE DAR VOLTAS NO TUMULO SE OSUBESSE QUE GAJOS COMO VOCêS SE ATREVAM SEQUER A ESCREVER O SEU NOME!
RETARDADOS MENTAIS!!!

Anonymous said...

Esta Puta andava a foder com o Mitterran e os outros todos. Era uma xungosa do pior, cheirava mal e os livros são uma merda.Servem para limpar o cu !

Anonymous said...

Ela era uma Pedófila ! Como o amigo Mitterran !

Mocho