Thursday, November 18, 2004

Energia

Biocombustíveis

A Directiva 2003/30/CE de 8 de Maio determina:

- até 31 de Dezembro de 2005, a percentagem mínima de venda de biocombustíveis será de 2%;
- até 31 de Dezembro de 2010 será de 5,75%.

Encontra-se neste caso o Éster Metílico (B5). É um produto com características semelhantes ao gasóleo, que pode ser produzido a partir da trans-esterificação do óleo contido na semente de oleaginosas, como o Girassol, a Colza e a Soja.
Se a plantação de Girassol no Alentejo passar do Regime de Sequeiro, para o Regime de Regadio, a produtividade será quádrupla. Com o Projecto Alqueva, a área disponível atinge os 100.000 há. Nas províncias com pluviosidade elevada pode-se introduzir a Colza ou a Soja.
Assim, o Éster Metílico mistura-se com o gasóleo e, além de reduzir as importações de petróleo, reduz a emissão de CO2, porque a parcela correspondente na mistura é absorvida pelas novas plantações. Juntando a tudo isto, vem também a criação de empregos no interior do país.
O preço do Éster Metílico em relação ao gasóleo, tende a baixar , pelo que a decisão de o isentar ou de reduzir o imposto que sobre ele incide, facilitará a sua produção e comercialização.
Em França, todo o gasóleo vendido nas bombas públicas contém 5% de B5. As empresas de transporte têm como objectivo a utilização de misturas a 20% (B20).

João da Fruta

Este artigo teve a aprovação do Exmo. Comandante Guélas

Viva o Comandante Guélas

www.riapa.no.sapo.pt

2 comments:

o rapaz said...

o peido esteve aki a contaminar o teu blog :D anda-te peidar no meu :p

Anonymous said...

Uma boa merda o post e o blog